terça-feira, 14 de junho de 2011

Inverno será rigoroso

O inverno começou oficialmente no último dia 21, mas a população da capital já sente as mudanças do clima desde o início de maio quando uma massa de ar fria atingiu o estado. A estação que promete temperaturas baixas, segundo o climatologista do TempoClima, Adelmo Antônio Correia, deve ser mais rigorosa na Zona da Mata e no sul do estado. Na capital o frio deve se intensificar no próximo mês e as temperaturas ficar em torno dos 13°.


Segundo o climatologista, as temperaturas neste inverno no estado devem variar entre 13 e 23° e a característica da estação será a ausência de chuvas. “A massa de ar fria que chegou ao estado em maio, fez com que em junho notássemos as mudanças na temperatura. Em Belo Horizonte, elas oscilaram em 15° e a Pampulha, foi a região que registrou as mais baixas chegando próximo dos 11°”, revela.

Uma das características do inverno é a baixa umidade do ar, que fica inferior a 30% em determinados dias. “A tendência nas próximas semanas é da chegada de mais frentes frias”. Para esse ano ele revelou que, os modelos indicam que as chuvas serão poucas, características desta estação; já as temperaturas serão um pouco abaixo da média, ficando em torno dos 13°. “Em casos de massa de ar mais intensa, essas temperaturas poderão se intensificar”.

Ele alertou para a baixa umidade do ar que chega a limites inferiores em determinados períodos do dia. “As pessoas devem evitar fazer exercícios físicos, ingerir bastante líquido e redobrar os cuidados com crianças e idosos que são os que mais sofrem com a estação”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário