quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto produzido por alunos e professores da EECAM é selecionado e se torna capa de revista ligada a Educação

A EECAM (Escola Estadual Coronel Amantino Maciel) localizada na zona urbana de Piranga foi a única escola do interior a ter seu projeto selecionado para ser capa da Revista AMAE. O projeto teve o objetivo de revelar às crianças a importância de preservar a natureza através das sacolas retornáveis.
Responsáveis pelo projeto e emocionadas as professoras Soraia Quintão Araújo da Silva e Carmem Lúcia de Rodrigues Magalhães Carneiro contaram da gratidão e do reconhecimento em terem o projeto “Sacolas Retornáveis” selecionado para estampar a capa da Revista “Amae Educando”. Na reportagem e capa, a Revista destacou a experiência a favor do Meio ambiente realizada pela EECAM em relação a utilização das sacolas recicláveis, o que seria ecologicamente correto.  
A Revista é uma publicação da Fundação AMAE para Educação e Cultura tem oito edições anuais, é escrita por professores através de uma abordagem ligada a realidade vivida em sala de aula e voltada, principalmente, para educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  
Para celebrar o feito as professoras foram convidadas e estiveram em Belo Horizonte, no último dia 13 de abril, onde no “Café com autores”, nome dado ao bate papo que ocorre no lançamento da edição entre professores, autores, jornalistas e direção puderam contar um pouco sobre o projeto.
Realizado pelos alunos do 4º Ano de escolaridade da Escola Estadual Coronel Amantino Maciel, o projeto “Meio ambiente e sustentabilidade - diga não às sacolas plásticas”, teve o intuito de levar os alunos a conhecer o Meio Ambiente e os modos de preservá-lo. Sustentabilidade foi a palavra chave do trabalho que significou manter o equilíbrio da natureza. “Com o projeto e as ações realizadas procuramos mostrar aos alunos que nosso planeta tem cura e que depende de cada um de nós e de nossas pequenas ações preservá-lo”, disseram. Ainda segundo elas, “com as sacolas retornáveis pretendíamos conscientizar as crianças da importância de se estar informado de como melhorar a situação ambiental do planeta e o que podemos fazer”.
O projeto surgiu através de uma reportagem retirada do Jornal Estado de Minas que mostrava cidades onde era incentivado o uso de sacolas retornáveis. Através da matéria os estudantes descobriram ainda que em diversos países o uso das sacolas plásticas já era proibido e a partir daí decidiram conhecer mais sobre o tema e levantar várias questões. Várias atividades foram desenvolvidas dentro e fora da sala de aula como: trabalhos com textos informativos, visita a Usina de Reciclagem e Triagem de Piranga, entrevista com os pais e visita a uma fazenda de criação de porcos para conhecer o biodigestor.
Os alunos também fizeram panfletagem e saíram às ruas da cidade conscientizando a população, instruindo-os sobre os malefícios causados pelas sacolas plásticas jogadas na natureza. Eles também participaram de um programa de rádio, onde puderam expor a toda a população a importância de se preservar conscientemente o meio ambiente através da utilização de sacolas retornáveis.
O projeto teve seu ápice numa exposição que ocorreu na escola para comemorar seu aniversário. A semana recebeu o nome de Feira Cultural, teve como tema Meio Ambiente e envolveu a comunidade. Na Feira, os alunos usaram camisetas confeccionadas com o tema e distribuíram adesivos. A exposição mostrou sacolas antigas e materiais confeccionados pelos próprios estudantes.
Para as professoras, esta foi uma vitória coletiva da EECAM, de sua direção, professores, funcionários e alunos e representou um incentivo na realização e continuação de projetos que envolvam todo o tipo de conhecimento. “Para nós o importante é fazer com que as crianças aprendam e tenham consciência de que elas podem e devem fazer algo para melhorar o mundo em que vivem”, revelaram. Ainda como ressaltaram, a maioria dos projetos selecionados vieram de escolas da capital, o que as incentivou ainda mais a trabalhar e mostrar que todas as regiões de Minas tem capacidade e dom para representar a educação estadual.
As professoras agradeceram aos alunos, aos pais, o apoio e espaço dado pela EECAM e a todos os amigos da escola que se envolveram no projeto desde sua criação. “A todos agradecemos pelo apoio e reiteramos que esta vitória é de todos que de algum modo incentivam a educação piranguense a ser cada dia melhor. “Nossa profissão muitas vezes não é valorizada, temos muitos problemas no dia-a-dia, mas seguimos lutando pelas crianças e por uma educação de qualidade”, comentaram. Após semear o projeto e seus propósitos, as professoras revelaram que muitas ações já estão acontecendo no município através da Usina de reciclagem, das mudanças do modo de agir da população e do aprendizado ao lidar com o lixo, o que se traduziu para elas em frutos do que foi plantado. 
A professora Soraia Quintão Araújo da Silva é educadora há 25 anos, iniciou seus trabalhos em escolas rurais do município e está na EECAM desde 2002. Já a educadora Carmem Lúcia de Rodrigues Magalhães Carneiro, iniciou seus trabalhos também na zona rural, tem 23 anos de profissão e leciona na EECAM desde 2005.

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