Uma nova equipe médica chegou a Lafaiete, a Dra. Varre-dores, o Dr. Bisturiso, a Dra. Joaninha, o Dr. X, a Dra. Juju, a Dra Mariinha e alguns outros. Esta equipe é composta de médicos especialistas em áreas ainda não estudadas de questões emocionais humanas e atendem em várias regiões da cidade. Certamente ninguém conhece esses doutores, mas eles são um importante grupo que trabalha o sorriso e com ele, levam muitos pacientes dos hospitais e asilos de Lafaiete a amenizarem através seus sofrimentos. Estamos falando do grupo “Doutores do Sorriso”, fundado em meados do ano passado, que percorre os hospitais da cidade para levar um pouco de alento aos pacientes e seus familiares no difícil momento da recuperação.
A entrevista aconteceu na Casa do Teatro e de forma descontraída e muito participada com todos os integrantes do grupo, que deixaram transparecer a união como uma de suas principais características.
De acordo com o coordenador, Geraldo Lafayette, o grupo é formado por várias pessoas, de sexo e faixas etárias diferentes e é composto por atores da Casa do Teatro e anônimos que se identificaram com o trabalho. È o caso da dona de casa, Leila Rodrigues Pereira (Dra. Mariinha), que definiu sua participação como uma terapia e a realização de um sonho. “Aqui consegui me identificar e com as apresentações aprendi que o ser humano precisa de quem os respeite, ame e olhe por eles”, comentou emocionada.
Já a professora, Ana Cláudia Barbosa (Dra. Joaninha), ressaltou o prazer em fazer parte do grupo e que sua participação é uma realização pessoal. O que também declarou o vendedor, Matheus Godoy, o Dr. Bisturiso. Para ele, é gratificante ver nos olhos dos pacientes a felicidade em receber a visita dos doutores que levam vida e alegria àqueles que muitas vezes não tem como sorrir. “Fazer parte do grupo é uma ação humanitária, que presa pela solidariedade e a recompensa é um sorriso”, comentaram.
O projeto “Doutores do Sorriso” foi através da parceria entre a Casa do Teatro, a Rede Freitas e o Hospital e Maternidade São José. De acordo com Ana Cláudia Barbosa, os “Doutores” são, no universo da dor e no cenário hospitalar de Conselheiro Lafaiete, voluntários que se doam num trabalho cuja terapia principal é o sorriso e contribuem de forma significativa para a humanização da saúde pública.
Os “Doutores do Sorriso” se apresentam geralmente em horários agendados, se vestem de jalecos brancos, caras pintadas, nariz de palhaço, perucas coloridas e muita animação. Eles visitam os leitos hospitalares levando sorriso e injeções de “alegriol”, termo utilizado pelo grupo para definir o elixir que revigora os pacientes e incentiva a simplesmente sorrir.
Todos os envolvidos com o grupo são voluntários e definem o trabalho como uma partilha de amor ao próximo. “Nosso trabalho é de levar sorriso e buscar a recuperação física e emocional de nossos pacientes e seus familiares”, comentou a integrante do grupo e artesã, Derminda Damaceno, a Dra. Varre-dores. A juventude também faz parte do grupo, e de acordo com Nathália (Dra. Juju) e Aurélio Lobo (Dr.X), ambos estudantes, para eles, o trabalho representa a humanização da saúde e a aproximação voluntária das pessoas.
Matéria veiculada no Jornal "Correio de Minas"
Conselheiro Lafaiete
Agosto 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário